INOVAÇÃO | Sistema de automação do bombeamento de água garante melhorias no acesso ao saneamento em Porto Ferreira

INOVAÇÃO | Sistema de automação do bombeamento de água garante melhorias no acesso ao saneamento em Porto Ferreira

Notícias Mar 28, 2023

28 de Março de 2023

O conceito de inovação possui diferentes significados, como criar algo, introduzir novidades, recriar, renovar, pensar fora da caixa. A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e melhorias de algo já existente.

No saneamento, os processos inovadores trazem diversos benefícios e, por meio da série ‘Inovação’, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, apresentará implementações que proporcionam benefícios à população.

A primeira está ligada à implantação de um sistema de monitoramento on-line de pressões de rede e bombeamento, além dos níveis de reservatórios – uma tecnologia que garante acesso e monitoramento do saneamento básico no município.  

Em Porto Ferreira, a concessionária utiliza um inovador sistema de automação das estações de bombeamento de água, que permite que o controle e a operação das unidades ocorram de maneira remota.

Cada estação possui uma forma de operar com parâmetros estabelecidos. Estes parâmetros são inseridos em um CLP (Controlador Lógico Programável) que via programação, funciona como um cérebro, comandando a todo momento a estação, por meio de sinais elétricos/analógicos e atuando sobre os demais componentes e equipamentos.

Com os dados obtidos via rádio, a concessionária consegue verificar as pressões do abastecimento de água ao longo de todo sistema, bem como o comportamento deste parâmetro durante todo o dia. Desse modo, é possível criar uma base de dados e um padrão de monitoramento que possibilita, além de um melhor controle do sistema, estudos para continuar inovando sempre.

“Por meio desse sistema é possível acompanhar e monitorar, em tempo real, diversas variáveis como corrente e tensão dos sistemas de bombeamento, pressão e vazão nas redes. Isso é muito importante para garantirmos o pleno funcionamento das estações de bombeamento de água, sem a necessidade de intervenções do operador in loco para realizar atividades, isso otimiza o tempo e a qualidade do serviço”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.  

Automação dos parâmetros de qualidade

Além disso, há também a automação dos parâmetros de qualidade. Neste caso, equipamentos são instalados no processo de captação/tratamento para monitorar em tempo real, os parâmetros como turbidez, pH e oxigênio dissolvido, entre outros. “Isso é importante porque qualquer desvio durante os processos é detectado e corrigido imediatamente. E, dependendo da automação, é possível ajustar a dosagem de químicos para maior eficiência operacional”, complementa o gerente.  

Desde 2021, foram 27 equipamentos instalados em diversos pontos da cidade, abrangendo todo o sistema de abastecimento de água. Deste total, 18 são instalados nas redes de distribuição de água, três nas estações de bombeamento e seis nos principais reservatórios de água, que estão em diversos pontos do município.

Abastecimento de água em Porto Ferreira

Para atender a uma população próxima de 60 mil habitantes, a água captada no Rio Mogi Guaçu é encaminhada para a Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de produzir 220 litros por segundo. No município, uma pequena fração é captada de mananciais subterrâneos, através dos poços tubulares profundos localizados em Águas Claras e Cuca Fresca.

Hoje, 100% da área urbana de Porto Ferreira recebe água tratada. O trabalho de captação, tratamento e distribuição de água segue rigorosos processos que garantem a todos os usuários o benefício de beber água tratada diretamente da torneira.